quem somos

quem somos


instituto de comunicação intercultural

A Mojo.org é uma associação sem fins lucrativos que trabalha com repertórios multidisciplinares filtrados por atenciosa curadoria, criando e transformando conteúdos — clássicos e contemporâneos; acadêmicos e populares — por meio de processos de Cultura Participativa e Comunicação Intercultural.

estatuto manifesto

Já ouviu falar de nós?O Instituto Mojo de Comunicação Intercultural é uma associação sem fins lucrativos que busca a aproximação entre culturas diversas por meio das novas ferramentas e metodologias digitais. A participação e o livre compartilhamento estão na base de ações interdisciplinares no Brasil e no exterior. O Instituto é um desdobramento da Agência Mojo, fundada em 2006 por Ricardo Giassetti, na forma de consultoria estratégica de publicidade e marketing no-media com projetos especiais com DNA digital e cultural para Rede Globo, LinkedIn (Global), Philips (Global), Sesc-SP, Santander, Samsung, Vivo; e agências como JWT, Leo Burnett, Fischer, DPZ, DM9.


Nossos sonhos e como vamos realizá-los — A tecnologia digital permitiu a comunicação interpessoal direta e acelerou o tráfego da informação.
Nessa nova fase planetária, a Mojo.org viabiliza atalhos culturais e amplia o respeito mútuo entre pessoas, culturas e ideologias. Queremos que o encantamento pelo saber redescubra o sentimento e a empatia; que as diferenças culturais sejam sentidas como aspirações a um entendimento mais completo do ser humano.

cognição + afeto + comportamento

Entre uma cultura e outra existe uma área de intersecção — positiva ou negativa. Para que essa área tenha sua polaridade equalizada, ao menos um dos lados precisa olhar para o outro. Assim, a Mojo.org cria programas com a missão de aproximar culturas e preparar as pessoas para apreciar as diferenças entre si.
Conhecimento, ao contrário de um bem físico, pode ser compartilhado com todas as pessoas do mundo sem que ninguém fique mais pobre.Aaron Swartz (1986-2013)
programador, escritor, empreendedor e hacktivista

O primeiro Programa da Mojo.org é um esforço de tradução de obras literárias em Domínio Público — os textos, análises, críticas, derivações, documentos e ensaios sobre elas: Domínio ao Público.